top of page

2º CICLO

DSC01622.JPG
Environment Pollution

A ERA DO LIXO MARINHO

MARE-ULisboa, MAREFOZ e MARE-IPLeiria

Presencial ou Online

90 minutos

O lixo marinho constitui uma ameaça crescente aos ecossistemas aquáticos. Está presente em áreas costeiras e no mar alto, à superfície e no fundo do mar, com impacto em todos os habitats marinhos e nas atividades económicas ligadas ao mar. Nesta actividade os alunos irão identificar os diferentes tipos de lixo marinho, as causas e fontes deste tipo de poluição e o seu impacto nas espécies, ecossistemas e saúde humana. Por constituir uma parte significativa do lixo marinho, será dada maior relevância ao plástico e à sua elevada persistência e impacto no ambiente aquático. Nesta atividade promover-se-á o debate acerca dos desafios ambientais e de sustentabilidade que enfrentamos, com o objetivo de motivar os alunos para práticas e medidas a adoptar para a redução do lixo marinho.

AS INCRÍVEIS VIAGENS DOS ANIMAIS MARINHOS

MARE-ULisboa e MAREFOZ

Presencial ou Online

90 minutos

Há muitas gerações que o homem fica maravilhado com o regresso anual das espécies migradoras. O facto de muitos destes animais percorrerem grandes distâncias, podendo encontrar muitos obstáculos ou predadores, e conseguirem alcançar os locais que procuram, tem inspirado grande admiração. Nesta atividade pretende-se que os alunos reconheçam a migração dos animais como uma resposta às suas necessidades biológicas e a importância da migração na evolução das espécies. Os alunos ficarão a conhecer algumas espécies marinhas migradoras existentes em Portugal, assim como o ciclo de vida e os fatores de ameaça.

Pack of Barracudas
29243426_10211865404498283_2092539339_o.

BIÓLOGO POR UM DIA

MARE-ULisboa e MARE-UÉvora

Apenas Presencial

90 minutos

Nesta sessão é dado a conhecer o trabalho desenvolvido pelos biólogos e como este contribui para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. Os alunos irão aprender a identificar diferentes espécies de peixe da nossa costa, distinguindo as suas características externas e diferentes adaptações ao habitat, irão ainda assistir à dissecção de um exemplar, podendo assim observar a sua anatomia interna. No final, todos irão entender que o consumo sustentável de pescado contribui para um oceano mais saudável. 

Condições necessárias à atividade:
- Esta atividade deve decorrer num espaço laboratorial ou numa sala com fácil acesso a um ponto de água e superfícies laváveis.

- No pólo MARE-UÉvora esta atividade realiza-se nos laboratórios do CIEMAR, localizados em Sines.

O MARE VAI À PRAIA

MARE-ULisboa, MAREFOZ e MARE-UÉvora

90 minutos

Com os investigadores do MARE, os alunos visitarão uma praia rochosa e a sua zona de maré e poderão verificar in situ a biodiversidade proporcionada por estas áreas. Ficarão ainda a conhecer a relação que os organismos estabelecem com o seu habitat e as adaptações anatómicas e comportamentais que desenvolvem em relação ao meio e às condições a que estão sujeitos.

 

Notas:

- ​Atividade sujeita a confirmação, de acordo com as restrições em vigor.

- O programa da atividade pode ser alterado de acordo com as condições existentes nos diferentes pólos. Esta atividade está dependente das condições climáticas

 

Condições necessárias à actividade:

•No MARE-Lisboa, apenas se realiza em uma das seguintes praias: S. Pedro do Estoril ou Magoito, entre março e junho.

•No MAREFOZ, apenas se realiza na Praia de Buarcos.

•Por forma a garantir a segurança dos participantes, esta atividade pode ser cancelada/adiada/alterada face a condições climáticas adversas.

•Equipamento necessário: chapéu, roupa e calçado confortáveis, toalha, protetor solar e água.

18528083_1855858364735056_76547762542294

A ESCOLA VEM AO MARE

MARE-ULisboa e MARE-UÉvora

120 minutos

Nesta atividade os alunos visitam o MARE e os seus laboratórios. Guiados pelos nossos investigadores, os alunos visitarão os laboratórios de macroinvertebrados e exóticas, peixes, botânica ou biotecnologia e terão a oportunidade de ficar a conhecer o trabalho aí desenvolvido, observar diferentes espécies de organismos e aprender sobre as técnicas utilizadas no estudo dos mesmos.

 

Nota: o programa da atividade pode ser alterado de acordo com as condições existentes nos diferentes pólos.

DSC06915.JPG
DSC_0038.JPG

O OCEANO É UMA GRANDE CASA

MARE-ULisboa, MAREFOZ e MARE-IPLeiria

Presencial ou Online

90 minutos

Aproximadamente 71% da superfície da Terra é coberta pelo oceano, e nele encontramos as mais diversas formas de vida, desde organismos microscópicos, de enorme importância ecológica, aos gigantes cetáceos como as baleias. Serão abordados os vários tipos de ecossistemas/habitats existentes no oceano, a sua biodiversidade assim como a sua importância e ameaças. No final os alunos jogarão ao Quiz dos Oceanos!

TEIAS TRÓFICAS:

Energia em Movimento

MARE-ULisboa

Presencial ou Online

90 minutos 

As relações que se podem estabelecer entre organismos no meio natural são bastante variadas. Nesta atividade pretende-se mostrar a forma como a alimentação estão na base das mais variadas associações entre organismos, bem como descrever sumariamente os principais métodos qualitativos e quantitativos empregues no estudo das relações alimentares entre seres vivos. Ao longo da apresentação serão analisadas as vantagens e inconvenientes de cada tipo de método, juntamente com exemplos da utilidade desta sessão. No final, a turma será capaz de construir uma teia trófica, compreendendo que as ameaças a um elo da teia, ameaçam o equilíbrio de todo o ecossistema. 

green-sea-turtle-eating-seaweed-tui-de-r
climate-change-.jpeg

QUEM TRAMOU O CLIMA?

MARE-ULisboa e MAREFOZ

Presencial ou Online

90 minutos

Calor em pleno Inverno! Furacões com intensidades nunca vistas! Espécies que desaparecem! O mar invade aldeias! Continentes de gelo fragmentam-se e ilhas desaparecem! O que está a acontecer ao planeta? Nesta atividade, os alunos são verdadeiros investigadores que lutam contra o tempo para conseguir seguir as pistas que os levarão a desvendar as causas destes acontecimentos. Quais serão, afinal, os comportamentos que contribuem para que as alterações climáticas sejam tão evidentes no nosso planeta? O papel de cada um de nós para tentar minimizar este processo e o seu impacto é fundamental e, no final, todos saberão o que fazer para desvendar o mistério e salvar o planeta.

Nota: Nota: O programa da atividade pode variar de acordo com as condições existentes nos diferentes pólos.

DA SOBREPESCA À SUSTENTABILIDADE

MAREFOZ e MARE-IPLeiria

90 minutos

A sobrepesca é um dos impactos mais graves da atividade da pesca. Atualmente existem medidas e regras que procuram mitigar este impacto ao mesmo tempo que procuram a recuperação das populações de peixes mais afetadas. Nesta atividade os alunos fazem uma viagem desde a origem do problema da sobrepesca, passando pela noção de “exploração sustentável” dos recursos pesqueiros, acabando com um exercício lúdico onde eles próprios poderão experimentar estabelecer o equilíbrio delicado entre a sustentabilidade e a exploração de recursos pesqueiros.

 

Nota: o programa da atividade pode ser alterado de acordo com as condições existentes nos diferentes pólos.

tuna-1.jpg
Cientista no computador

PALAVRA DE CIENTISTA

MARE-ULisboa

Apenas Online

60 minutos

Através de uma sessão online a turma tem a oportunidade de conhecer o trabalho de um investigador do MARE na primeira pessoa, podendo fazer-lhe perguntas e compreender como seguir uma carreira científica. 
Serão abordadas temáticas como a ecologia e biologia dos peixes, a monitorização ambiental, as espécies exóticas, a botânica marinha, as alterações climáticas, a biotecnologia,
e o consumo sustentável de pescado, entre outros. 

Nota: O agendamento das sessões depende da disponibilidade dos investigadores.

Imagem3_edited_edited.jpg

Espécies Exóticas: Aliadas ou invasoras?

MARE-ULisboa
Presencial e Online
90 minutos

As espécies exóticas invasoras são uma das maiores ameaças à biodiversidade. Mas como é que uma espécie se torna invasora? E de que forma se torna uma ameaça ao ecossistema?  

Além de procurarmos compreender a problemática das espécies invasoras, iremos perceber a importância dos ecossistemas como fonte de bens e serviços. Através de um jogo didático os alunos poderão compreender como pode ser frágil o equilíbrio de um ecossistema, vulnerável às invasões biológicas. Queremos também capacitar os alunos, incentivando a alteração de comportamentos e a participação ativa na proteção da natureza.  

NOVIDADE
bottom of page